Direito à saúde, políticas públicas do Sistema Único de Saúde e o acesso ao serviço público hospitalar e ambulatorial.

Emerson Affonso da Costa Moura, Fabrizia da Fonseca Passos Bittencourt Ordacgy

Resumo


O acesso de forma ampla, contínua e eficiente aos serviços públicos hospitalares e ambulatoriais prestados no âmbito das políticas públicas desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde com fins de concretização das prestações de bens e utilidades necessárias à fruição do direito público subjetivo à saúde é o tema posto em debate. Inicia-se a análise, com a evolução dos direitos fundamentais e sua positivação na história do constitucionalismo europeu e estadunidense, que culminou com à proteção dos direitos sociais e o direito à saúde. Após a pesquisa, volta-se a análise da evolução do direito à saúde através do Direito brasileiro, de forma a fixar a tutela dada a este direito fundamental. Depois, concentra-se a pesquisa na Constituição de 1988 e as políticas públicas, de promoção, proteção e recuperação e a sua coordenação em uma rede regionalizada e hierarquizada no Sistema Único de Saúde. Por fim, o trabalho verifica das prestações abrangidas pela política pública desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde, a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, garante o acesso aos serviços públicos hospitalares e ambulatoriais que devem ser prestados de forma geral, contínua e com a eficiência, permitindo o oferecimento de bens e utilidades necessários a fruição do direito à saúde.

Palavras-chave


Saúde Pública; Direito à Saúde; Políticas Públicas; Serviços Públicos; Sistema Único de Saúde

Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, Alexandre. Direito dos serviços públicos. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

ASENSI, Felipe Dutra. Indo além da judicialização: o Ministério Público e a saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas; Centro de Justiça e Sociedade, 2010.

ASENSI, Felipe Dutra. Direito à Saúde: práticas sociais reivindicatórias e sua efetivação. Curitiba: Juruá, 2013.

BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2013.

DALLARI, Sueli Gandolfi; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Direito Sanitário. São Paulo: Verbatim, 2010.

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FIX-ZAMUDIO, Héctor. La Evolución del Derecho Internacional de los Derechos Humanos em las Constituciones Latinoamericanas. Disponível em:

pdf.>. Acesso em: 28 maio 2013.

FLEURY, Sonia. Revisitando “a questão democrática na área da saúde”: quase 30 anos depois. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 33, n.81, jan./abr. 2009.

GÓIAS, Tribunal de Justiça de. Processo 17921-26.2013.4.01.3500/Classe 1900. Seção Judiciária do Estado de Goiás.

GLOBEKNER, Osimir Antonio. A Saúde entre o Público e o Privado:o desafio da alocação social dos recursos sanitários escassos. Curitiba: Juruá, 2011.

JUSTEN, Mônica Spezia. A noção de serviço público no direito europeu. São Paulo: Dialética, 2003.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de direito administrativo. 14. ed. São Paulo: Forense, 2006.

LUÑO, Antonio E. Perez. Los Derechos Fundamentales. Madrid: Tecnos, 1984.

OLIVEIRA, Mariana Siqueira de Carvalho. Participação, Saúde e Direito na Assembleia Nacional Constituinte: um resgate do debate. In: Anais do XV Encontro Nacional do CONPEDI. Manaus, 2006. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/Anais/Mariana%20Siqueira%20de%20Carvalho%20Oliveira_Direito%20e%20Politica.pdf (acesso em 01/06/2014).

REAFFRAY, Ana Paula Orila. Direito da Saúde de Acordo com a Constituição Federal. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

ROLLA, Giancarlo. La Concepcion de los Derechos Fundamentales em el Constitucionalismo Latinoamericano. Disponível em:

. Acesso em: 28 maio 2013.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v4i1.2628

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia