A experiência do Abaetê Criolo como ação de enfrentamento a desigualdades de gênero e raça: uma análise de discurso sobre interseccionalidade e feminismo negro

David Oliveira, Thalita Costa

Resumo


Este artigo tem como escopo a concretização da Lei 10.639/03 por intermédio da experiência do Abaetê Criolo. A referida Lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na escola, e o grupo, através de atividades artísticas e de estudo, dá efetividade aos seus objetivos. Para tanto, iremos analisar o discurso das interlocutoras em relação ao gênero atravessado pela raça, ou seja, a significação de ser uma mulher negra. O método utilizado foi a Análise de Discurso Crítica (ADC), que concebe a linguagem como prática social e é utilizada para compreender as relações estruturais, transparentes ou veladas, manifestadas na linguagem, investigando criticamente como as desigualdades são expressas, legitimadas e constituídas no discurso. O arcabouço teórico para acessar essa temática foi delineado em torno do feminismo negro e do conceito de interseccionalidade. Concluímos que a experiência do Abaetê Criolo se apresentou como uma potente ação de enfrentamento às desigualdades de gênero e raça. Diante disso, concebemos que os projetos educacionais que se enquadram no âmbito da Lei 10.639/03 são misteres para a existência de uma sociedade plural e de um Estado democrático ao possibilitar a construção de políticas públicas de inserção social para negros e negras.

Palavras-chave


Feminismo negro; Interseccionalidade; Desigualdade social.

Texto completo:

PDF

Referências


AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1986.

COSTA, Sérgio. Desigualdades, interdependência e políticas sociais no Brasil. In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019, p. 53-78.

CHOULIARAKI, Lilie e FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity. Rethinking critical discourse analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.

COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo. Jan/jun. 2017.

DAVIS, Angela. Mulher, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

______. Palestras sobre libertação. Transcrição da aula inaugural do curso de filosofia moderna na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA – EUA) em 1969. Disponível em: Acesso em: 15 de maio de 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.

______. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Caderno de formação política do círculo palmarino n. 1. Batalha de Ideias. Brasil, 2011.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. A lei 10.639/2003 e a formação docente: desafios e conquistas. In: DE JESUS, M. F.; ARAÚJO, M.S.; CUNHA JR. H. (Orgs) Dez anos da lei n°10639/03: memória e perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

HÄBERLE, Peter. La libertad fundamental en el estado constitucional. Peru: Fondo Editorial, 1997.

______. Pluralismo y Constitución: Estudios de Teoría Constitucional de la sociedad abierta. Madrid: Tecnos, 2008.

HOOKS, Bell. Feminism is for everybody: passionate politics. New York, Routledge, 2000.

______. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, nº16, pp. 193-210. Brasília, 2015.

HOWLETT, Michael; RAMESH, M.; PERL, Anthony. Política pública: seus ciclos e subsistemas, uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

JACCOUD, Luciana de Barros, Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.

MEDEIROS, Rogério de Souza. Interseccionalidade e políticas públicas: aproximações conceituais e desafios metodológicos. In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019, p. 79-104.

MIGUEL, Luis Felipe. BIROLI, Flávia. Feminismo e Política. São Paulo: Boitempo, 2014.

MUNANGA, Kabengele. Diversidade, identidade, etnicidade e cidadania. Movimento Revista de Educação – n. 12, setembro. Rio de Janeiro, 2005.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista estudos feministas. v.8, n.2. 2000.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SANTOS, Natália Neris da Silva. A voz e a palavra do movimento negro na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988): um estudo das demandas por direitos. Dissertação (Mestrado em Direito) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015.

SILVA, Luzia Rodrigues da. A Agenciação em Foco: Tensões e Limites das Professoras. In: MAGALHÃES, Izabel. CAETANO, Carmem Jená Machado. BESSA, Décio. (ORGS.) Pesquisas em Análise de Discurso Crítica. Covilhã, UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.

SOUZA, Maria Elena Viana. Entre memórias e as possibilidades de implementação da lei 10.639/03. In: DE JESUS, M. F.; ARAÚJO, M.S.; CUNHA JR. H. (Orgs) Dez anos da lei n°10639/03: memória e perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SPÍNOLA, Paulo Asafe Campos; OLLAIK, Leila Giandoni. Instrumentos governamentais reproduzem desigualdades nos processos de implementação de políticas públicas? In: PIRES, Roberto Rocha C. (Org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019, p. 329-348.

WILLIAMS, P.J. Alchemical Notes: Reconstructing Ideals from Deconstructed Rights, 22 Harv. C.R.-C.L. L. Rev. 401, 1987.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v10i2.6818

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia