AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO RUÍDO AERONÁUTICO NO ENTORNO DO AEROPORTO DE BRASÍLIA

Patrícia dos Reis de Morais, Raphaella de Souza Serapião Amorim, Edson Benício de Carvalho Júnior

Resumen


O presente estudo avaliou o impacto do ruído aeronáutico no entorno do Aeroporto
Internacional de Brasília, após a implementação das operações simultâneas nas suas cabeceiras.
Esse aeroporto tornou-se o primeiro aeroporto da América do Sul a operar com as quatro
cabeceiras independentes. O método foi sustentado em simulações de curvas de ruído e
elaboração de mapas de ruído. Para a simulação foi utilizada a metodologia descrita no
Regulamento Brasileiro da Aviação Civil 161 de 2013 com uso da métrica acústica DNL (daynight
average sound level) que representa o nível de ruído médio em um período de 24h. O
software utilizado foi o INM 7.0d e o output gerado foi exportado para um software SIG para
elaboração dos mapas de ruído. Os dados necessários para a realização da pesquisa foram
fornecidos pela operadora do aeroporto – INFRAMERICA. Foram realizadas simulações para
dois cenários. O primeiro para o mês de março de 2017 onde ocorreram operações de pouso e
decolagem no formato padrão, ou seja, as movimentações de pouso ocorrem preferencialmente em uma pista e as de decolagem na outra pista. O segundo cenário foi para março de 2018 onde ocorreram somente operações simultâneas nas quatro cabeceiras. As áreas das curvas de ruído geradas foram comparadas e o total de movimentações foi de 13.366 (março 2017) e 13.260(março 2018) movimentações/mês. A frota de aeronaves utilizada foi a mesma nos doiscenários variando somente os percentuais de operação das aeronaves. Embora o total demovimentos seja praticamente o mesmo nos dois cenários, o cenário de operações simultâneastrouxe mudanças no percentual de uso em todas as cabeceiras. Essas alterações podem serdevidas a condições meteorológicas especificas. Em relação às pistas, foi observado umpercentual maior de utilização da pista 2 (11R/29L), mais próxima ao Park Way, em relação à pista 1 (11L/29R), próxima ao Lago Sul, nos dois cenários. Talvez explique essa concentração
na pista 2 um número maior de voos com destino às principais cidades do Sudeste e Sul do país que decolam preferencialmente dessa pista. Analisando os mapas de ruído elaborados foi
observado que o cenário 2 resultou em poucas alterações na comparação entre as áreas das
curvas de ruído com o cenário 1. Desse modo, não se observou mudanças expressivas de
aumento da população exposta ao ruído aeronáutico no interior dessas curvas. Dessa forma, a
alteração da configuração de operação, baseada no cenário 1 para o cenário 2, não resultou em
impactos expressivos de ruído aeronáutico nas áreas circunvizinhas ao Aeroporto de Brasília.
Todavia, verificou-se uma população exposta significativa ao ruído aeroviário nas DNL’s 55 e
60, ou seja, essas curvas atingem regiões de Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Setor de
Mansões Dom Bosco e Lago Sul. Essas curvas de ruído ainda estão fora das restrições de uso
e ocupação do solo indicados no RBAC 161. Apesar de serem compatíveis com o uso
residencial, o ruído aeronáutico nessas regiões é percebido pelos moradores podendo gerar
reações. Portanto, as áreas sob essas curvas devem ser incluídas em estudos de impactos
ambientais


Palabras clave


Ruído aeronáutico. Zoneamento Sonoro. Mapas de ruído. Impacto ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5768

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