Estudo de viabilidade do reaproveitamento de água de chuva na cidade de Belo Horizonte-MG para utilização residencial

Fábio Henrique Silva Alvim, Álvaro Bittencourt Henrique Silva

Abstract


Dentro do novo paradigma de desenvolvimento urbano que se estabeleceu devido à ameaça aos recursos hídricos, tornou-se necessária a busca por meios sustentáveis neste milênio, visando reduzir o consumo exacerbado de água e o incentivo à elaboração de soluções de reutilização desse bem essencial de consumo. Uma dessas alternativas que tem se mostrado promissora é o reaproveitamento da água da chuva. O objetivo do trabalho desenvolver um estudo de caso e avaliar a viabilidade de implantação de um sistema de captação da água da chuva em uma residência localizada no município de Belo Horizonte-MG, com o intuito de reduzir o consumo de água distribuído pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). A metodologia utilizada consiste em estimar e dimensionar todas as variáveis que afetam o processo, como a  precipitação, a área de coleta e demanda dos moradores, analisando a viabilidade econômica do sistema proposto e considerando o valor gasto e a sua respectiva economia anual na despesa da concessionária pública. A partir das etapas metodológicas do estudo de caso, foi definido uma caixa d’água com capacidade de 5m³ ocasionando em um valor de investimento para instalação do projeto em R$ 4.991,85, bem como concluiu-se ainda que o tempo de retorno do valor investido será de 10 anos e os moradores após esse tempo economizariam um valor de R$ 5.120,91 ao longo dos 10 anos restantes do projeto. Dessa forma o projeto proposto torna-se viável com a economia gerada no longo prazo. As áreas de Engenharia Civil e Arquitetura possuem um papel muito importante nesse sentido, uma vez que diversas edificações já começaram a se adaptar aos novos tempos e a adotar a solução do aproveitamento de água da chuva.

References


ABNT. Instalações prediais de água pluvial. Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10844. Rio de Janeiro, Dezembro de 1989.

AZEVEDO, J. L. de. A educação como política pública. 3a Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FERREIRA, ANTÔNIO DOMINGOS DIAS. Habitação Autossuficiente, interligação e integração de sistemas alternativos. Brasil – Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

GROUP RAINDROPS. Aproveitamento da água da chuva. Makoto Murase (Org.). Tradução: Massato Kobiama; Cláudio Tsuyoshi Ushiwata; Manoela dos Anjos Afonso. Tradução de: Yatte Miyo Amamizu Riyo. Curitiba: Organic Trading, 2002, 196p.

MAY, S. Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de Água de Chuva para Consumo Não Potável em Edificações. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Curso de Pós- Graduação em Engenharia da Construção Civil. Escola Politécnica. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

TEMPO, Clima. Climatologia Belo Horizonte-MG. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/climatologia/107/belohorizonte-mg. Acesso em: 29 maio 2020.

UEPG - Universidade estadual de Ponta Grossa. Coberturas: os diversos tipos e suas características. Disponível em: http://www.metalica.com.br/coberturas-os-diversos-tipos-e-suas-caracteristicas. Acesso em: 29 agosto 2020.

UOL, Notícias. É possível viver com 110 litros de água por dia? Veja como seria a sua vida. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm. Acesso em: 29 maio 2020.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva: aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. 2 ed. São Paulo: Navegar, 2005. 180 p.

VILLIERS, M. Água: Como o uso deste precioso recurso natural poderá acarretar a mais séria crise do século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i1.7001

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia