Influência das áreas verdes ao redor das escolas no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal

Cleonice Nunes da Costa

Resumo


À vista dos avanços do ordenamento territorial do Distrito Federal, em que novas cidades são criadas em decorrência do desenvolvimento urbano, o impacto danoso nas áreas verdes acabam por influenciar as condições climáticas e todo o ecossistema ambiental. Já ocorreram vários estudos que observaram o crescimento da área urbana sem um devido planejamento territorial, que ocasionaram prejuízos à saúde das pessoas. Não é raro encontrar em determinadas Regiões Administrativas o desmatamento de áreas verdes e o crescente surgimento de construções em concreto. Nessas Regiões, é possível observar precariedade no ordenamento territorial além de deficiências em saneamento básico. Em um outro viés, aqui se tratando de desempenho humano, a exposição de crianças a esses ambientes precários podem gerar impactos negativos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem. Assim, foi iniciada essa pesquisa, a qual trata da influência das áreas verdes ao redor das escolas e a possível correlação no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nas amostras coletadas foi possível aferir que à medida que há menos áreas verdes ao redor das escolas há uma tendência de diminuição no desempenho dos estudantes. Por outro lado, quando determinadas escolas estão próximas a áreas verdes há uma tendência de melhoramento no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


AMRAM, Ofer et al. Proximity of public elementary schools to major roads in Canadian urban areas. International journal of health geographics, v. 10, n. 1, p. 1-11, 2011.

ANTENUCCI, John C. et al. Geographic Information Systems: a guide to the technology. 1991.. Van Nostrand Reinhold, 1991.

BARTLETT, Sheridan. No place to play: Implications for the interaction of parents and children. Journal of Children and Poverty, v. 3, n. 1, p. 37-48, 1997.

BARTLETT, Sheridan. Does inadequate housing perpetuate children's poverty?. Childhood, v. 5, n. 4, p. 403-420, 1998.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil das Cidades Brasileiras através de infográficos, mapas e outras informações sobre temas relevantes como Censo, OIB, IDH e IDEB 2020 – Brasília, DF: IBGE, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF: Inep. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em 17 mar. 2021.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA nº 369, de 28/03/2006. Dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente - APP.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Titulo II, Art. 2º e 3º. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 18 nov. 2021.

BRASIL. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano. Atlas Brasil 2013. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/ranking. Acesso em 17 mar. 2021.

BRASIL. Brasil participa da COP26, conferência para discutir meio ambiente e clima. Online. Gov.Br. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2021/10/brasil-participa-da-cop26-conferencia-para-discutir-meio-ambiente-e-clima. Acesso em 6 nov. 2021.

BRASÍLIA. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Educação Básica no Distrito Federal – Uma visão do Ideb, 2013. Brasília, DF: Codeplan, 2013. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica-no-Distrito-Federal-Uma-Vis%C3%A3o-do-Ideb.pdf. Acesso em 23 jul. 2021.

BRASÍLIA. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Anuário Estatístico do Distrito Federal, 2019. Brasília, DF: Codeplan, 2019.

BRASÍLIA. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Portal de Informações Estatísticas do Distrito Federal, 2021. Brasília, DF: Codeplan, 2021. Disponível em: http://infodf.codeplan.df.gov.br/?page_id=2254. Acesso em 10 out. 2021.

BRASÍLIA. Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Relatório de Frota de Veículos Registrados no Distrito Federal, 2019-2021. Brasília, DF: Detran, 2019. Disponível em: https://dados.gov.br/dataset/frota-de-veiculos-do-distrito-federal-nos-ultimos-10-anos. Acesso em 11 set. 2021.

BRASÍLIA. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A Secretaria. Brasília, DF: SEEDF, 2021. Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/sobre-a-secretaria-estrutura/. Acesso em 13 set. 2021.

BRASÍLIA. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF). Resolução nº 2, de 1º de dezembro de 2020 (CEDF, 2020). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gEVC2-R830z-n-Qu-ueINYMra_q9yY6W/view. Acesso em 14 mai. 2021.

BRASÍLIA. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH). Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), Lei Complementar nº 803, de 25/04/2009. Dispõe sobre a revisão do PDOT e sua adequação às diretrizes e aos instrumentos constantes da Lei Federal nº 10.257, de 10/07/2001, Estatuto das Cidades, incorporando as políticas e diretrizes ambientais e setoriais implantadas no Distrito Federal. Disponível em: http://www.seduh.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2017/09/1at_lcdf_00803_2009_atualizada_lc854_2012_sem-anexos-1.pdf /

http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/72806/Lei_Complementar_854_15_10_2012.html. Acesso em 3 mar. 2021.

BROWNING, Matthew HEM; RIGOLON, Alessandro. School green space and its impact on academic performance: A systematic literature review. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 3, p. 429, 2019.

BROWNING, Matthew HEM et al. Greenness and school-wide test scores are not always positively associated–A replication of “linking student performance in Massachusetts elementary schools with the ‘greenness’ of school surroundings using remote sensing”. Landscape and urban planning, v. 178, p. 69-72, 2018.

CANDIPAN, Jennifer. Neighbourhood change and the neighbourhood-school gap. Urban studies, v. 56, n. 15, p. 3308-3333, 2019.

CARRUS, Giuseppe et al. Go greener, feel better? The positive effects of biodiversity on the well-being of individuals visiting urban and peri-urban green areas. Landscape and urban planning, v. 134, p. 221-228, 2015.

CAVALHEIRO, Felisberto; NUCCI, Jõao Carlos. Espaços livres e qualidade de vida urbana. Paisagem e ambiente, n. 11, p. 277-288, 1998.

CHANG, Kaowen Grace; CHIEN, Hungju. The influences of landscape features on visitation of hospital green spaces—A choice experiment approach. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 7, p. 724, 2017.

CHANGE. United Nations Framework Convention on Climate Change, 1992. Convenão-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, 1992. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas.html. Acesso em 1 nov. 2021.

COLEY, Rebekah Levine; SULLIVAN, William C.; KUO, Frances E. Where does community grow? The social context created by nature in urban public housing. Environment and behavior, v. 29, n. 4, p. 468-494, 1997.

DIAS, Genebaldo Freire. Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana. São Paulo: Gaia, 2002.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade ambiental e sustentabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FARIA, José Cláudio et al. Tinn-R - Gui/Editor for R language and environment statistical computing. 2013. Disponível em: https://sourceforge.net/projects/tinn-r/. Acesso em 3 mar. 2021.

FRUMKIN, Howard. Beyond toxicity: human health and the natural environment. American journal of preventive medicine, v. 20, n. 3, p. 234-240, 2001.

GRESSLER, Sandra Christina. O descanso e a teoria dos ambientes restauradores. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15845. Acesso em 15 abr. 2021.

HUANG, Qiuyun et al. Trees, grass, or concrete? The effects of different types of environments on stress reduction. Landscape and Urban Planning, v. 193, p. 103654, 2020.

HUETE, Alfredo et al. Overview of the radiometric and biophysical performance of the MODIS vegetation indices. Remote sensing of environment, v. 83, n. 1-2, p. 195-213, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/0965156x.2013.836857.

IBGE. Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, 2016-2018. Brasília, DF: IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/monitoramento_cobertura_uso_terra/v1/. Acesso em 3 abr. 2021.

IBGE. Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil por Unidades da Federação, 2010-2018. Brasília, DF: IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/monitoramento_cobertura_uso_terra/v1/. Acesso em 3 abr. 2021.

IBGE. Introdução ao Ambiente SIG QGIS. Brasília, DF: IBGE, 2019. Disponível em:http://geoftp.ibge.gov.br/metodos_e_outros_documentos_de_referencia/outros_documentos_tecnicos/introducao_sig_qgis/Introducao_ao_ambiente_SIG_QGIS_2edicao.pdf. Acesso em 5 mai. 2021.

KAPLAN, Stephen. The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Journal of environmental psychology, v. 15, n. 3, p. 169-182, 1995. DOI: https://doi.org/10.1016/0272-4944(95)90001-2.

KWEON, Byoung-Suk et al. The link between school environments and student academic performance. Urban Forestry & Urban Greening, v. 23, p. 35-43, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ufug.2017.02.002.

JIMENEZ, Marcia P. et al. Early life exposure to green space and insulin resistance: An assessment from infancy to early adolescence. Environment International, v. 142, p. 105849, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envint.2020.105849.

KEELS, Micere; BURDICK–WILL, Julia; KEENE, Sara. The effects of gentrification on neighborhood public schools. City & Community, v. 12, n. 3, p. 238-259, 2013. DOI:10.1111/cico.12027.

LE PRESTRE, Philippe. Ecopolítica Internacional. São Paulo: Senac, 2000.

LIU, William Tse Horng. Aplicações de Sensoriamento Remoto. Campo Grande - Mato Grosso: Editora Uniderp, 2006.

LOWI, Theodore J. American business, public policy, case-studies, and political theory. World politics, v. 16, n. 4, p. 677-715, 1964.

JIMENEZ, Marcia P. et al. Early life exposure to green space and insulin resistance: An assessment from infancy to early adolescence. Environment International, v. 142, p. 105849, 2020. ISSN 0160-4120. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envint.2020.105849.

MARKEVYCH, Iana et al. Surrounding greenness and birth weight: results from the GINIplus and LISAplus birth cohorts in Munich. Health & place, v. 26, p. 39-46, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2013.12.001.

MATSUOKA, Rodney H. Student performance and high school landscapes: Examining the links. Landscape and urban planning, v. 97, n. 4, p. 273-282, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2010.06.011

MOORE, Robin C. Childhood’s domain. London: Croom Helm, 1986.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Papirus editora, 1997.

MORERO, Andrea María. Planejamento ambiental de áreas verdes. Estudo de caso: distrito sede do município de Campinas – SP. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil. Campinas - SP, 1996.

MOREIRA, Maurício Alves; SHIMABUKURO, Y. E. Cálculo do índice de vegetação a partir do sensor AVHRR. Ferreira, NJ (cor.) Aplicações ambientais brasileiras dos satélites NOAA e TIROS-N. São Paulo, Oficina de Textos, p. 79-103, 2004.

OSBORNE, Stephanie et al. Air quality around schools: Part I-A comprehensive literature review across high-income countries. Environmental Research, p. 110817, 2021. DOI: 10.1016/j.envres.2021.110817.

PERKINS, Brian K. Where we learn: the cube survey of urban school climate. National. Alexandria, VA: School Boards Association, 2006. Disponível em: http://schoolclimatesurvey.com/publications.html. Acesso realizado em 5 ago. 2021.

PERKINS, Brian K. What we think: parental percepcion of urban school climate. Alexandria, VA: National School Boards Association, 2008. Disponível em:http://schoolclimatesurvey.com/publications.html. Acesso em 5 ago. 2021.

DADVAND, Payam et al. Green spaces and cognitive development in primary schoolchildren. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 112, n. 26, p. 7937-7942, 2015. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1503402112.

PETERSON, Bradley S. et al. Effects of prenatal exposure to air pollutants (polycyclic aromatic hydrocarbons) on the development of brain white matter, cognition, and behavior in later childhood. JAMA psychiatry, v. 72, n. 6, p. 531-540, 2015. DOI : 10.1001/jamapsychiatry.2015.57.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. Grupo Editorial Summus, 1994.

PIAGET, Jean. Os Procedimentos da Educação Moral. Trad. Maria Suzana de Stefano Menin. In: Macedo, L. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 1-36, 1996.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

PIMENTA, Francielle Aparecida Lopes; WERNECK, Daniela Rocha. Contribuição das áreas verdes no planejamento urbano de cidades ribeirinhas: um estudo para Januária, Minas Gerais. Revista Paranoá. n. 30, jan/jun 2021. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.14.

REQUIA, Weeberb J. et al. Particulate matter intake fractions for vehicular emissions at elementary schools in Hamilton, Canada: an assessment of outdoor and indoor exposure. Air Quality, Atmosphere & Health, v. 10, n. 10, p. 1259-1267, 2017. DOI: 10.1007/s11869-017-0510-z.

REQUIA, Weeberb J.; KILL, Erick; AMINI, Heresh. Proximity of schools to roads and students’ academic performance: A cross-sectional study in the Federal District, Brazil. Environmental Research, v. 202, p. 111770, 2021. ISSN 0013-9351. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envres.2021.111770.

SAPORITO, Salvatore; SOHONI, Deenesh. Mapping educational inequality: Concentrations of poverty among poor and minority students in public schools. Social Forces, v. 85, n. 3, p. 1227-1253, 2007. DOI:10.1353/sof.2007.0055.

SEBBA, Rachel. The landscapes of childhood: The reflection of childhood's environment in adult memories and in children's attitudes. Environment & Behavior, v. 23, n. 4, p. 395-422, 1991.

SIMON, Paul A. et al. Proximity of fast food restaurants to schools: do neighborhood income and type of school matter?. Preventive medicine, v. 47, n. 3, p. 284-288, 2008. DOI: 10.1016/j.ypmed.2008.02.021.

SOBEL, David. Children's special places: Exploring the role of forts, dens, and bush houses in middle childhood. Tucson, AZ: Zephyr, 1993.

SULLIVAN, William C.; CHANG, Chun-Yen. Landscapes and human health. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 10, p. 1212, 2017.

TIAN, Feng et al. Evaluating temporal consistency of long-term global NDVI datasets for trend analysis. Remote Sensing of Environment, v. 163, p. 326-340, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rse.2015.03.031.

ULMER, Jared M. et al. Multiple health benefits of urban tree canopy: The mounting evidence for a green prescription. Health & place, v. 42, p. 54-62, 2016.

ULRICH, Roger S. Natural versus urban scenes: Some psychophysiological effects. Environment & Behavior, v. 13, n. 5, p. 523-556, 1981.

VAN BELLEN, Hans Michael. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa, 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

VELARDE, Ma D.; FRY, Gary; TVEIT, Mari. Health effects of viewing landscapes–Landscape types in environmental psychology. Urban forestry & urban greening, v. 6, n. 4, p. 199-212, 2007.

WELLS, Nancy M.; EVANS, Gary W. Nearby nature: A buffer of life stress among rural children. Environment and behavior, v. 35, n. 3, p. 311-330, 2003. DOI: 10.1177/0013916503035003001.

WILKER, Elissa H. et al. Green space and mortality following ischemic stroke. Environmenta research, v. 133, p. 42-48, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envres.2014.05.005.

WU, Chih-Da et al. Linking student performance in Massachusetts elementary schools with the “greenness” of school surroundings using remote sensing. PloS one, v. 9, n. 10, p. e108548, 2014. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0108548.

ZHANG, Yulong et al. Reanalysis of global terrestrial vegetation trends from MODIS products: Browning or greening?. Remote Sensing of Environment, v. 191, p. 145-155, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rse.2016.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v2i2.9317

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia